sábado, 2 de março de 2013

Lutas ×

São disputas em que os oponentes se utilizam de técnicas e estratégias de equilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão, para o desenvolvimento de ações de ataque e defesa. Caracterizam-se por uma regulamentação especifica a fim de punir atitudes de violência e deslealdade. Podem ser citados exemplos de luta: as brincadeiras de cabo de guerra e braço de ferro, até as praticas mais complexas da capoeira, do judô e do karatê dentre outras.
   A origem das lutas e das artes marciais continua sendo uma icógnita. Os gregos tinham uma forma de  lutar, cinhecida como "pancrácio", modalidade presente nos primeiros jogos olímpicos da era antiga. Os gladiadores romanos, já naquela época, faziam o uso de técnicas de luta a dois. Na Índia e na China, surgíramos primeiros indícios de formas organizadas de combate.
   A história das formas de luta, de combate ou de arte marcial, é difícil de ser definida, pois poucos fatos são verdadeiramente conhecidos. Os antigos mestres não repassavam seus conhecimentos facilmente e , além disso, não existem registros documentados, já que tradições eram passadas de forma oral, de mestre para dicípulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário